segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Mecanismo de um relógio com marca Romus

Trata-se de um relógio até à data, totalmente desconhecido para mim... Adquiri este relógio no dia 20-08-2010, que estava empilhado como "sucata, junto de outros objectos.

Após abrir a caixa, verifiquei tratar-se de um Ronda Matic - automático, calibre 1239, de 25 Jóias. Para mais informações em relação a esta máquina, por favor siga o endereço do link... http://www.ranfft.de/cgi-bin/bidfun-db.cgi?10&ranfft&&2uswk&Ronda_1239_21
A máquina só diferencia na quantidade de joias, de resto é extactamente igual à do link.
Esta peça estava com o mecanismo "preso" pela oxidação (ferrugem e verdete) e consequentemente não trabalhava . Ainda pensei em parar com a tentativa de "reanimação" desta peça, não de restauro, pois saíria muito caro (Dials e caixa em mau estado, aliás como todo o conjunto). Mas o gosto por "fazer reviver" um mecanismo há muito "adormecido", foi mais forte e pouco depois comecei o trabalho... A máquina foi toda desmontada e colocada em ácido próprio para remoção do oxido de ferro e de cobre. De seguida seguiu-se o tradicional banho (lavagem), usado na relojoaria.
Depois de tudo limpo, segue-se para a próxima etapa que, consiste na lubrificação e montagem dos componentes.
Colocação da roda de força e do balanço.
Nesta altura e após ter dado tensão à mola de força, o mecanismo começou a trabalhar... É altura de virar o mecanismo e começar a trabalhar no topo deste (colocação dos vários componentes... pignon collant, pignon remontoir, as várias engrenagens para ponteiros, calendário e afins.). Chegado aqui... deparei-me com duas molas totalmente danificadas devido ao oxido de ferro (ver indicação na foto), pelo que foi necessário fabricá-las... Isto porque não consegui encontar no mercado material de substituição.  

                        
Pronto, chegou a parte de finalização... são montados os dials do calendário e o "rotor oscilante" do automático.
     
                          
                          
E pronto... Mais um mecanismo Suíço "ressuscitado"... Depois do êxito no mecanismo, estou sériamente a ponderar restaurar os dials e a caixa... Até porque "fiquei a gostar" deste relógio... Uhm!uhm!... Ok!... Tenho de "ver" como está o balanço orçamental familiar.

Como podem verificar, esta mensagem foi colocada no dia 23-08-2010. No dia 06-09-2010, após dar força à mola de força, com o intuito de colocar esta máquina a trabalhar, constactei que a mesma não trabalhava... Abri a caixa e de imediato, comecei a tentar perceber o motivo. Algum tempo depois, verifiquei que o fixador do contra pivot (foto em anexo), estava desintegrada.



Analisei melhor a platina ao micróscopio e verifiquei ainda que a caixa também apresentava fissuras, pelo que comprometia o conjunto...

                         
Assim e após pesquisas, adquiri uma nova platine bem como um novo conjunto antichock...

                        
Após montagem deste conjunto...
                         
                         
É altura de concluír a montagem dos outros constituites da máquina... E voilá, de novo a máquina trabalhar...
                         
Devido ao tempo e dedicação aplicados a esta peça, resolvi restaurar os mostradores e caixa, que como poderão constactar estão muito danificados...
                         

5 comentários:

  1. ola Paulo,
    parabéms pelo seu trabalho que é muito bom.poderia indicar
    onde consigo peças para estes relogios antigos,pois tenho alguns porem não encontro peças de reposição.

    ResponderEliminar
  2. Boas

    De facto eu "descurei" durante muito tempo um projecto que era a construção deste blog.

    Infelizmente o tempo não dá para tudo, lamento que assim seja... Brevemente irei colocar mais informação... Assim espero :)lol.

    Quanto à questão das peças... Aqui em Portugal, descobri uma casa que vai tendo alguma fornitura variada de diversos fabricantes.

    Contacte-me para o e-mail (paulomanuel_1@hotmail.com), quem sabe não se encontra o que precisa?

    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  3. Poste como ficou a caixa polida e o relogio totalmente restaura , estou acompanhando o trabalho Abraço

    ResponderEliminar
  4. Olá Anónimo ;-)

    Ainda não está completo... Falta de verba... Quando estiver concluído eu coloco aqui o resultado.

    Obrigado por seguir o meu Blog

    Bem Haja
    Paulo Girão

    ResponderEliminar
  5. Sou do Brasil e estou acompanhando o trabalho... quando concluir poste ae.. e poste mais restauros , acho muito interessante o trabalho de relojoaria e faço como hobi , abraço

    ResponderEliminar