domingo, 5 de setembro de 2010

Seiko, calibre 6119C

Devo referir que o intuito do meu blog, é que seja o mais informativo possivel e contribuir deste modo que outros amantes de relógios possam realizar alguns trabalhos "in house".

Já fiz revisões a muitos relógios, mas este foi um que me deixou surpreso. Seiko 5, calibre 6119C - 7083.
Este é um mecanismo bastante robusto para a época. Foi "criado" nos finais da década de 60, mais própriamente entre 1969 e 1975.
Mecanismo automático com 21 joias e 21600 A/H.
O seu conjunto (caixa/mecanismo) mede 27mm de diametro e altura 4,9mm.


 Esta foi mais uma peça a levar tratos menos bons pelo seu proprietário, não só pelo aspecto, mas porque o seu mecanismo apresentava muito desgaste... Sinal de pouca ou nenhuma manutenção, ao longo da sua "vida tortuosa".
De referir que não fotografei a desmontagem e a fase de limpeza... Dei "enfase" sómente à fase de montagem e já com as peças limpas.


 Aqui nesta foto (foi o mais nítido que consegui, a máquina não ajuda muito bem como o fotógrafo), poderão visualizar nos locais mencionados a vermelho, o desgaste na platine, fruto de negligência na manutenção.
Este foi um local em que tive de reconstruir... Para o efeito e neste caso em que não dava para colocar um rubi devido à expessura da platine, foi desta feita "cimentado" e rectificado.





 Aqui poderão ver a fase em que limpei a tige e a coroa.

 Fase de montagem da parte superior da máquina... Calendário e afins.

 Montagem do automático (rotor).

 Caixa fechada e já com o teste de extanquecidade efectuado a uma pressão equivalente a 5 metros... De referir que esta caixa já tem uns "aninhos" e como tal não me quiz exceder.

 Assim, consta no meu blog, mais uma máquina Japonesa restaurada.

2 comentários:

  1. quanto custará fazer este serviço no meu seiko 5 ?

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Por favor, contacte por email... No meu perfil - clicar em mensagem... Obrigado.

    ResponderEliminar