quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Relógio Oriente

Olá, aqui estou de novo para "falar" de mais uma aquisição como sucata. Trata-se de um Oriente, calibre 46941, fabrico japonês.
O ano de fabrico da peça em questão não sei, pois foi adquirido em 30-08-2010, mas a origem destes movimentos remontam desde 1970: Informação técnica.
Deixo aqui outro endereço para consulta do manual de utilizador: Informação ao utilizador.
Este foi um relógio em que me limitei a fotografar o antes e o depois... Foi devido ao imenso trabalho e empenho com que me dediquei para devolver a "alma" a esta máquina japonesa, que me "esqueci" de fotografar todo o processo.
De salientar que o mecanismo não estava a trabalhar, pelo que foi todo desmontado e reparado. O balanço tinha a mola espiral bastante torta... Então a dedicação neste ponto foi intensa, com o auxilio de uma pinça, alfinete e duas horas de trabalho, consegui recuperar este conjunto (balanço).
Bem... O relógio completo tem mais de 30 horas de trabalho... Mas aqui está ele a trabalhar.
A caixa estava muito riscada e danificada, daí que o polimento efectuado não foi "muito profundo" porque senão corria-se o risco de alterar a extrutura desta.
Desta feita, não foi um relógio suíço a ganhar "vida" e sim um japonês... Que importa?... Para mim é um relógio e isso é que conta... Até porque os japoneses, não ficam atrás... A meu ver, a precisão na concepção dos componentes é bastante elevada... Aliás eles não precisam de "provar" nada, o mundo que o diga.

3 comentários: